Herbarium Uberlandensis ] Museu MBC ] [ Estação Ecológica do Panga ] Setor de Répteis ] Laboratórios ]

Estação Ecológica do Panga

 

Foto: Paulo Eugênio Oliveira

 

  • Preocupados com o crescente ritmo do desmatamento na região, que pode inclusive ocasionar o desaparecimento da vegetação típica do cerrado em poucas décadas, um grupo de professores da UFU, com o apoio do IBDF deu início, em junho de 1985, a uma luta para implantar uma reserva ecológica no município. Em janeiro de 1986 foi adquirida pela UFU parte da Fazenda Santa Luzia, área de aproximadamente 400 ha. imediatamente transformada na Reserva Ecológica do Panga.

  • Localizada a 30 km do centro da cidade, dentro dos limites do município de Uberlândia e margens da estrada de Campo Florido, a Reserva Ecológica do Panga foi escolhida por ser uma das poucas áreas que possui diversas formas de vegetação natural da região do Triângulo Mineiro em bom estado de conservação.

  • Para estudar melhor essa fauna, o Instituto de Biologia fez estudos para o levantamento da flora e mapeamento da vegetação, além de estudos em comunidades vegetais nativas, relacionadas com parâmetros ambientais (solo e relevo), como também a de populações animais associadas àquelas comunidades. Todo o material coletado na reserva é depositado no Herbário do Instituto de Biologia e representa um acervo permanente e de fácil acesso onde podem ser obtidas informações sobre a vegetação local.

  • Atualmente, na Estação Ecológica do Panga, vem sendo desenvolvidos diversos projetos de pesquisa, como monografias e teses de mestrado/ doutorado, sob a coordenação de pesquisadores do IB-UFU. São desenvolvidas ainda na Reserva aulas práticas para alunos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Geografia e Agronomia da UFU.

Home ] Acima ] Herbarium Uberlandensis ] Museu MBC ] [ Estação Ecológica do Panga ] Setor de Répteis ] Laboratórios ]

 

Ultima alteração: Terça-feira, 19 de abril de 2005  21:47:30   constru3.gif (2673 bytes)   

Para perguntas ou comentários a respeito deste web site, encaminhe e-mail para ecologia@umuarama.ufu.br 
Copyright © 2005